LOCALIZAÇÃO:
Lugar do Mosteiro
Póvoa de Varzim
41º25’23,813” N
8º40’20,787” W
NOTA HISTÓRICA:
“A fase medieval do antigo mosteiro de Rates constitui um dos mais importantes capítulos da arte românica em Portugal. A sua importância na história monacal nacional, as relações que então estabeleceu com os poderes dirigentes e a relevância das formas arquitetónicas e escultóricas aqui empregues fazem deste monumento um verdadeiro caso de estudo, cujas conclusões ultrapassam, em muito, o mero conteúdo monográfico e refletem-se em toda a produção românica do nascente reino de Portugal.
Monumento Nacional desde 1910, o templo monástico, documentado já no séc.XI, foi doado em 1100 pelos condes D. Henrique e D. Teresa à Ordem de Cluny.
Está assente sobre uma igreja pré-existente descoberta em escavações realizadas em 1997 e 1998.
É uma construção característica do românico, de planta composta de cruz latina de três naves.
Toda a igreja é profusamente decorada com figuras antropomórficas, destacando-se a dos portais e a dos arcos interiores de separação das naves.
Muitas transformações aconteceram ao longo da História do mosteiro, que haveriam de culminar com o restauro efetuado pela DGEMN, o qual logrou reconstituir a cabeceira original, tripartida, escalonada e de planta semicircular.
Sem comentários:
Enviar um comentário