08/11/2014

EM FAFE AUTARQUIA QUER APOIAR FAMÍLIAS SOBRE-ENDIVIDADAS

Foto: sol.pt/


A Câmara Municipal de Fafe vai ter, em breve, um protocolo de colaboração com a DECO, Associação Portuguesa do Consumidor, para criação de um Gabinete de Apoio à Família e de esclarecimento e encaminhamento a sobre endividados.

O objetivo é disponibilizar apoio aos consumidores que se encontrem em situação de endividamento, de forma gratuita e confidencial.

A situação de endividamento é atualmente um problema que afeta grande parte da sociedade e dos concelhos e Fafe não é alheio. No sentido de permitir a quem, por força de fatores como desemprego, doença, morte ou invalidez, agravou a sua situação financeira e económica, resolver ou encontrar soluções para os seus problemas, a câmara municipal vai assinar este protocolo de forma a permitir a quem se encontra nesta situação aconselhamento personalizado e ajuda.

O protocolo prevê uma cooperação entre o município e a Deco, em que a autarquia disponibilizará o espaço para o funcionamento do gabinete, os recursos humanos, técnicos e materiais que assegurem o funcionamento do serviço, a promoção e divulgação da colaboração tendo em consideração o âmbito de intervenção do Serviço de Apoio e Informação à família sobre endividada, bem como o respeito pelo princípio da confidencialidade.

Para além disso, a câmara municipal compromete-se ainda a promover e cooperar em ações de formação e educação para o consumo, nomeadamente na definição de público-alvo, divulgação, receção de inscrições, disponibilização de espaços e meios audiovisuais.

Do lado da Deco, esta vai assegurar o apoio jurídico necessário, fazendo deslocar um técnico jurista para fazer atendimento pessoal ao sobre endividado, e disponibilizar uma linha direta entre o Serviço Municipal e o Gabinete Jurídico da associação. Para além disso, cabe também à Associação do Consumidor assegurar formação inicial e continua dos técnicos municipais que exerçam funções no serviço, realização de sessões de esclarecimento, organização de uma biblioteca de livros jurídicos, elaboração de pareceres técnicos-jurídicos em matéria de direito de consumo, sempre que solicitado pelo município, participação em seminários e conferências, para além da promoção e divulgação das atividades desenvolvidas e serviços prestados no âmbito do protocolo.

Para o presidente da Câmara Municipal de Fafe, Raul Cunha, este tipo de apoio é cada vez mais necessário, tendo em conta o estado em que a sociedade se encontra.

“A nossa sociedade e a nossa economia estão cada vez mais fragilizadas e as famílias cada vez mais endividadas. Uma das prioridades de uma autarquia é ajudar os munícipes na resolução dos seus problemas. É nesse sentido que surge este protocolo, para dar apoio àqueles que, por algum motivo, se vêm com dificuldades económicas acrescidas e sem encontrarem forma de as resolver”.

Raul Cunha acredita que este gabinete vai ser muito importante para o concelho.

“Acredito que este protocolo vai trazer muitas mais-valias para o concelho, porque vai ajudar as pessoas a resolver problemas que sozinhas dificilmente conseguiriam”.

O protocolo de colaboração com a Deco de criação de um Gabinete de Apoio à Família Sobre endividada será válido por um ano e poderá ser renovado por igual período, sendo brevemente assinado em cerimónia pública. 

Informação: www.tvdominho.com/

Sem comentários:

Enviar um comentário