05/11/2014

EM SANTO TIRSO MUSEU INTERNACIONAL DE ESCULTURA CONTEMPORÂNEA FOI LANÇADO

Foto: Município de Santo Tirso

Esta terça-feira, 5 de novembro, arrancou oficialmente a primeira pedra de construção da sede do Museu Internacional de Escultura Contemporânea. A cerimónia contou com a presença do secretário de Estado do Desenvolvimento Regional, Castro de Almeida, com Carlos Duarte, vogal Executivo da Comissão Diretiva da ON2 – O Novo Norte, com o diretor da Direção Regional da Cultura, António Ponte, e o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Joaquim Couto.

Segundo a Agência Lusa “o edifício sede do Museu Internacional de Escultura Contemporânea, localizado em Santo Tirso, deverá ficar pronto em junho de 2015, enquanto a requalificação do Museu Municipal Abade Pedrosa deve arrancar até ao final deste ano, foi hoje anunciado.




O Museu Internacional de Escultura Contemporânea, que junta ao ar livre 47 esculturas de vários artistas, foi desenhado pelo arquiteto Siza Vieira, enquanto o Museu Municipal Abade Pedrosa é da autoria de Souto Moura.

Ambos vão ficar ligados por um "serviço de atendimento único", um projeto integrado numa empreitada global que junta o edifício sede do museu de escultura e a requalificação do museu municipal, num valor total de 4,6 milhões de euros.

Esta verba surge no âmbito do Programa Operacional Regional do Norte, cofinanciado pelo ON.2 - O Novo Norte a 85%, sendo que os restantes 15%, cerca de 700 mil euros, serão financiados pela câmara de Santo Tirso.

Hoje, na cerimónia que marcou o arranque de obras, o presidente da autarquia, o socialista Joaquim Couto, recordou que todo este projeto museológico, iniciado na década de 90, incluía dez simpósios, estando o último marcado para 2015 com a abertura dos museus já requalificados e unidos.

Com esta aposta museológica, Couto diz querer "projetar o município a nível económico, turístico e patrimonial", tendo mostrado convicção de que o concelho colherá frutos "a médio e longo prazo".

Fontes: Município de Santo Tirso e Agência Lusa 

Sem comentários:

Enviar um comentário