04/11/2014

ESPAÇOS DE MEMÓRIA - O MUSEU DO OURO DE TRAVASSOS - PÓVOA DE LANHOSO




O Museu do Ouro de Travassos foi inaugurado no dia 3 de Março de 2001 e surge como resultado de um processo de valorização e de dignificação do trabalho artesanal do ouro. O projeto do Museu do Ouro remonta aos anos oitenta, mas assumiu uma forma mais ativa a partir de 1993.

Desde então, tem vindo a promover uma série de atividades, como exposições, edições de brochuras, visitas guiadas e trabalho com escolas do concelho da Póvoa de Lanhoso. A abertura ao público do Museu do Ouro, em Travassos, prende-se com o facto de esta freguesia ter ainda um número significativo de oficinas artesanais em funcionamento e vestígios arquitetónicos de muitas outras.

Para além de musealizar, dinamizar as oficinas ainda em laboração e colaborar na recuperação das que se encontram em ruínas, o Museu do Ouro pretende tornar-se uma instituição ativa, ao serviço da comunidade que lhe deu origem, e nela criando um polo dinamizador da região e do respetivo saber tradicional, dirigido a uma ampla região e a públicos diversificados.

A ideia da criação de um museu do ouro resulta dos esforços de um ourives — Francisco de Carvalho e Sousa - que, ao longo de 50 anos de atividade, foi recolhendo espólio e documentação.


COMO CHEGAR

Sair da A3 em Braga e seguir em direção a Chaves. Doze quilómetros depois virar à direita em direção à Póvoa de Lanhoso e, dali, seguir em direção a Cabeceiras de Basto. Manter essa rota até encontrar (cerca de 7 Km depois) uma indicação, à esquerda, para Travassos. Virar para a aldeia e continuar na estrada de asfalto até encontrar, do lado esquerdo, o Museu do Ouro e a Casa de Alfena (1,5 Km depois do cruzamento).

Museu de Ouro de Travassos
Aldeia de Baixo
4830-771 Travassos - Póvoa de Lanhoso



Horário de Funcionamento: Aberto aos fins-de-semana das 14:30h às 17:30h ou mediante marcação.
Encerrado: 1 de Janeiro, Sexta-feira Santa, dia de Páscoa e 25 de Dezembro.

CONTACTOS

Tel: 253 943790



Sem comentários:

Enviar um comentário