02/11/2014

FILHO DE ANTIGO FERROVIÁRIO REVELA ESPÓLIO ÚNICO DA HISTÓRIA DO COMBOIO EM LOUSADO


Filho de antigo ferroviário revela espólio único da história do comboio em Lousado

Cerca de meia centena de fotografias datadas desde 1876 até à atualidade retratando os anos de atividade das antigas oficinas ferroviárias de Lousado, em Vila Nova de Famalicão, assim como as transformações que a linha foi sofrendo ao longo dos tempos, vão estar em exposição no Museu Nacional Ferroviário de Lousado a partir deste domingo, 2 de novembro, até ao final do ano. A mostra intitulada “A Vida Ferroviária em Lousado” é da autoria de Vítor Rodrigues, fotógrafo de profissão e filho de um ferroviário que trabalhou nas oficinas de Lousado, as maiores durante muitos anos, a norte do Porto.

O acervo ímpar e único reúne imagens, por exemplo, da visita do Presidente da República, Craveiro Lopes, a Guimarães, em 1953, ou da atividade das oficinas nos anos 30 e 40, entre muitas outras mais atuais. A exposição é promovida em colaboração com a Casa do Povo de Lousado.


Neste âmbito, destaque para a abertura ao público do núcleo do Museu Nacional Ferroviário de Nine,  onde é possível visitar a célebre “Andorinha”, que é a mais antiga locomotiva a vapor existente em Portugal, mas também outras locomotivas históricas como é o caso da Ratinha de 1882, da Mattosinhos de 1899 e da Régua de 1875. Os interessados em visitar este espólio devem efetuar a sua inscrição através do telefone 252153646.

Fonte: Município de Vila Nova de Famalicão


Sem comentários:

Enviar um comentário