04/11/2014

GUIMARÃES REABILITA PATRIMÓNIO




Obras reabilitaram emblemático edifício barroco do centro da cidade de Guimarães. Pintura e reparação estão finalizadas.

As obras de beneficiação na fachada principal do edifício do antigo Convento de Santa Clara, onde se encontram atualmente instalados os serviços da Câmara Municipal de Guimarães, já foram concluídas. Ao fim de três semanas, tempo em que foi executada a obra, as estruturas metálicas que apoiaram a realização da intervenção foram removidas esta sexta-feira, 31 de outubro.

A empreitada teve por objetivo proceder à renovação exterior do edifício camarário, através do tratamento e pintura dos elementos que compõe a fachada, designadamente, paredes, elementos em granito, vãos de madeira, guardas e vãos metálicos e elementos de drenagem das águas pluviais.

O Convento de Santa Clara, onde hoje está situada a sede dos Paços do Concelho de Guimarães, é uma obra iniciada no século XVI, sendo sucessivamente intervencionada nos séculos seguintes, com importantes ampliações e beneficiações.

O edifício, de características barrocas, instituído pelo Cónego Mestre-Escola da Colegiada de Nossa Senhora da Oliveira, Baltazar de Andrade, tem uma fachada majestosa, bastante decorada e dividida em três corpos, tendo ao centro a figura de Santa Clara, num nicho, sobre o portal de entrada.

Em 1968, o edifício assumiu as funções que mantém nos dias de hoje, passando a albergar os principais serviços do Município. Em 1973, no local correspondente à Igreja do Convento, é instalado o Arquivo Municipal Alfredo Pimenta, transferido, em 2003, para a Casa dos Navarros de Andrade.




Sem comentários:

Enviar um comentário