16/12/2014

FAFE - ESCOLA DEOLINDA LEITE VAI SER MUSEU




Escola Deolinda Leite transformada em Museu – requalificação deverá estar concluída no início do próximo ano



A antiga escola primária Deolinda Leite, em Silvares S. Martinho, vai ser transformada em Museu da Educação.

A intervenção, que custará cerca de 78 mil euros, pretende transformar um edifício histórico datado de 1832, num espaço museológico de instrução e valorizar um património edificado histórico de que o concelho é detentor e que contextualiza a história do país e do concelho, nomeadamente a emigração do retorno do brasil, em finais do seculo XIX e início do seculo XX.
  
A obra que resulta de uma candidatura ao Proder, no programa Melhoria da Qualidade de Vida na Ação, Conservação e Valorização do Património Rural, pretende criar um espaço onde os visitantes tenham a possibilidade de ver e, em muitos casos, recordar o que era a escola antigamente.

Segundo o vereador das obras, Vitor Moreira, o edifício precisava de uma intervenção e tendo a escola sido desativada, a melhor forma de lhe dar vida era transformando-a num espaço museológico.



“A antiga escola Deolinda Leite precisava de obras de recuperação por se encontrar em avançado estado de degradação. Como deixou de funcionar como estabelecimento de ensino, entendeu-se que a melhor forma de dar uso a uma infraestrutura daquelas, seria transformando-a em museu”.
  
O vereador explica ainda que este com este núcleo museológico “pretendemos criar um espaço onde os visitantes tenham a possibilidade de regressar ao banco da escola dos finais do seculo XIX. Como sabemos, o método de ensino de finais do seculo XIX, início do Séc. XX era muito diferente daquele que vigora hoje. Por isso, achamos interessante retratar a escola de antigamente”.

O novo museu da educação vai também ser mais uma forma de recordar e destacar a importância da arquitetura brasileira no concelho. Para o vereador da Educação, Pompeu Martins, com este espaço os visitantes terão oportunidade de perceber o porquê de Fafe ser a cidade mais brasileira de Portugal.



“Como é do conhecimento, temos uma grande marca do fenómeno migratório do seculo XIX e do impacto no concelho. Fafe está fortemente marcado por edifícios construídos por emigrantes que no regresso à terá que os viu nascer decidiram investir e construir desde palacetes, ao teatro ou o hospital. Aliás, como é sabido, Fafe é a cidade mais brasileira de Portugal. Esta escola é um dos legados deixados pelos brasileiros, por isso, consideramos que pela beleza do edifício e pela sua história é o espaço ideal para acolher o Núcleo Museológico da Instrução”.

O novo espaço museológico dedicado à educação vai contemplar uma sala de aula, uma sala do conservador, um espaço expositivo de objetos e referências à sala de aula e instalações sanitárias.

“O novo espaço vai retratar uma escola de finais do seculo XIX, início do seculo XX, com mobiliário à época e um espólio que será trazido de outras escolas”, explicou Pompeu Martins.

A obra financiada, em cerca de 60% pelo PRODER, contemplou também movimentações de terras, demolições, alvenarias, revestimentos, carpintarias, redes de abastecimento de água, instalações elétricas, pavimentações, entre outras coisas.

Informação: www.cm-fafe.pt/



Sem comentários:

Enviar um comentário