19/12/2014

JOVEM DA PÓVOA DE LANHOSO VISITOU PARLAMENTO EUROPEU




Uma jovem da Póvoa de Lanhoso teve oportunidade de visitar o Parlamento Europeu, em Bruxelas, na Bélgica, no âmbito de uma iniciativa da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Ave, de que faz parte a Póvoa de Lanhoso, e que visou proporcionar esta experiência aos jovens da Região, reforçando o seu sentimento de pertença à União Europeia.

Ao todo, participaram 13 jovens dos Municípios que integram a CIM do Ave e que, para além da Póvoa de Lanhoso, são Fafe, Guimarães, Cabeceiras de Basto, Mondim de Basto, Vieira do Minho, Vila Nova de Famalicão e Vizela.



Cristiana Costa Fernandes foi a representante do nosso Concelho, após uma seleção realizada pela Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso, que aceitou o repto lançado para tal pela Autarquia Povoense. “Demos esta oportunidade a este estabelecimento de ensino e aos seus alunos como reconhecimento pelo importante envolvimento que tiveram no âmbito do IN.Ave, dignificando o concelho neste projeto de empreendedorismo”, considera a Vice-Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso e Vereadora da Educação, Gabriela Fonseca.



Esta deslocação decorreu de 11 a 13 de dezembro. Segundo fonte da CIM do Ave, no Parlamento Europeu, os jovens foram recebidos pela Eurodeputada Marisa Matias. Todos os jovens participantes mostraram-se interessados sobre as questões relativas ao Parlamento Europeu e seu funcionamento. Foram ainda visitar o Parlamentarium – centro de visitantes do Parlamento Europeu, onde tiveram a oportunidade de aprender mais sobre a instituição que nos representa e sobre a história da integração europeia e do impacto que ela tem no nosso quotidiano. Os tempos livres e de refeições deram lugar ao conhecimento e convívio entre todos os participantes que, sendo provenientes de escolas e municípios diferentes, não se conheciam entre si.



Segundo fonte da CIM do Ave, pretende-se dar continuidade a este tipo de iniciativas de modo a fomentar momentos de informação, participação e discussão sobre assuntos relevantes para os jovens, aprofundar e investir em novas metodologias de trabalho com os jovens que incentivem e promovam o desenvolvimento da consciência cívica e política e a sua plena participação e cidadania ativa.

Informação: www.mun-planhoso.pt/

Sem comentários:

Enviar um comentário