04/12/2014

PÓVOA DE VARZIM VÊ RECONVERTIDOS DOIS ESPAÇOS DO CIDADÃO



Espaços do Cidadão em Aver-o-Mar e Balasar



No passado dia 26 de novembro, os dois Balcões Multisserviços existentes no concelho da Póvoa de Varzim - Aver-o-Mar e Balasar - foram reconvertidos para Espaços do Cidadão (EdC).

Os Espaço do Cidadão é um local onde os cidadãos podem aceder a serviços digitais disponibilizados pela Administração Central, resultante da parceria desta com outras entidades. A massificação do acesso a estes serviços resulta da concretização de uma política em que todos os serviços públicos que possam ser prestados digitalmente, estarão disponíveis online. A interação dos cidadãos com o Estado será feita preferencialmente por meios digitais de forma a aumentar a eficiência e reduzir tempos de espera.

Os EdC serão assim uma rede de atendimento digital resultante da parceria entre a administração central e o Município da Póvoa de Varzim para a prestação de serviços online, assistida por funcionários qualificados: os Mediadores de Cidadania, previamente qualificados para ajudar os cidadãos a beneficiar dos serviços digitais. Desta forma, pretende-se que sejam uma rede complementar à rede das Lojas do Cidadão.



O modelo subjacente aos Espaços do Cidadão tem como principais objetivos: servir melhor o cidadão, proporcionando-lhes um modelo de atendimento mais conveniente, mais próximo e rápido, o que só é possível através de parcerias entre a Administração Central e Local; reforçar a coesão territorial e social: a rede dos Espaços do Cidadão pretende majorar os territórios de baixa densidade populacional, contribuindo deste modo, para essa coesão; aumentar a qualidade da prestação de serviços públicos: transpondo a experiência Lojas do Cidadão, enquanto ponto único de contacto com a Administração, para a nova era digital com um modelo de atendimento assistido; combater a info exclusão promovendo a literacia digital.

Os Serviços nos Espaços do Cidadão estarão disponíveis de forma eletrónica através da integração numa plataforma tecnológica e abrangem nesta primeira fase, a prestação de serviços de entidades como ADSE -Direção Geral de Proteção Social aos Funcionários e Agentes da Administração Pública; CGA - Caixa Geral de Aposentações; ISS - Instituto da Segurança Social; Portal do Cidadão; DGC - Direção-Geral do Consumidor; SEF - Serviço de Estrangeiros e Fronteiras; IMT - Instituto da Mobilidade e dos Transportes; ACT - Autoridade para as Condições de Trabalho; IGAC - Inspeção-Geral das Atividades Culturais; DGLAB - Direção-Geral do Livro; dos Arquivos e das Bibliotecas; IHRU - Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana e SPMS - Serviços Partilhados do Ministério da Saúde; CMD - Chave Móvel Digital; IEFP - Instituto de Emprego e Formação Profissional e DGAJ - Direção Geral da Administração da Justiça.

Informação: www.cm-pvarzim.pt/


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